Sono na Infância

O Sono na Infância

O padrão de sono na infância está muito relacionado ao desenvolvimento do sistema nervoso que ocorre nesse período. O recém-nascido em geral dorme cerca de 16 a 18 horas (no total das 24 horas) e acorda a cada 3 a 4 horas. Com seis meses o bebe já dorme cerca de 14 horas e nos meses seguintes o número de horas vai diminuindo progressivamente.

O desempenho diurno de uma criança está diretamente relacionado a qualidade de seu sono. E muitas vezes a queixa de sono na criança altera o sono dos familiares e cuidadores. Vários fatores podem afetar o sono normal, como doenças sistêmicas, medicações, condições ambientais, assim como a faixa etária da criança e de seu desenvolvimento.

Alterações do sono são comuns na população infantil, sendo que as crianças também podem apresentar insônia. A principal forma de insônia na criança é a “insônia comportamental”, caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e que pode ser dividida em transtorno de associação, transtorno da falta de limites ou uma associação destes dois tipos. A insônia comportamental ocorre em 10% a 30% das crianças pré-escolares. 

É comum que os pais reclamem que seus filhos tenham dificuldade para ir para cama ou apresentem despertares freqüentes à noite. Os pais acabam ficando cansados e estressados com esta situação. No entanto, em muitas famílias, a recusa de ir para cama e os despertares noturnos podem ser facilmente corrigidos com atitudes consistentes e estabelecendo rotinas. 

A principal forma de insônia na criança é a “Insônia comportamental da infância”. No entanto este é um diagnóstico de exclusão e na abordagem inicial da criança com insônia deve sempre se afastar causas clínicas, sendo as mais comuns de insônia na infância:

• Dor / cólica do lactente;

• Otites de repetição;

• Refluxo gastro-esofágico;

• Medicações (Ex: estimulantes);

• Crises de asma noturna;

• Obstrução de vias aéreas;

Uma vez que se descarte causas clínicas, a primeira hipótese a ser aventada é a insônia comportamental, que ocorre em 10% a 30% das crianças pré-escolares. A insônia comportamental é caracterizada pela dificuldade da criança em adormecer e/ou manter o sono. Esses problemas estão associados com determinadas atitudes da criança ou dos pais, e podem ser classificados em dois tipos:

  • Distúrbio de associação;
  • Distúrbio de falta de limites;

O distúrbio de associação geralmente ocorre dos 6 meses aos 3 anos de idade. Existem certas condições associadas com o início do sono que são necessárias para a criança adormecer no horário de dormir e voltar a adormecer após cada despertar que normalmente ocorre no decorrer da noite (Ex: bichinho de pelúcia). 

Quando a condição associada ao sono está presente, a criança adormece rapidamente. Se a condição associada com o sono não está presente, a criança apresenta despertares noturnos longos e frequentes.

O distúrbio da falta de limites apresenta-se como a recusa de ir para a cama no horário de dormir. Quando os limites são determinados, as crianças tendem a adormecer fácil e rapidamente. Uma vez que a criança adormece, a qualidade do sono é normal e eles tendem a ter poucos despertares.

O distúrbio da falta de limites está associado ao desenvolvimento da criança. As crianças pré-escolares, que estão aprendendo a se tornar mais independentes durante o dia, frequentemente irão testar essa nova independência no horário de dormir.

Na infância a primeira intervenção a ser considerada é a orientação de medidas de higiene de sono:

Sono na Infância

O ambiente de dormir deve possuir cama confortável, nível adequado de ruído e temperatura.

Evitar Estimulantes

Evitar bebidas cafeinadas chocolate e refrigerante antes de dormir. Evitar excesso de líquidos para não gerar vontade de ir ao banheiro durante a noite.

Exercícios Físicos

Exercícios físicos leves cinco a seis horas antes de deitar, ao ar livre e de preferência sob exposição da luz solar.

Manter Rotinas

A criança deve sair da cama no mesmo horário de manhã todos os dias. O objetivo é estabilizar variações nos horários de adormecer e acordar e aumentar a eficiência de sono. 

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